Crédito e fé, por Agamben

O filósofo italiano Giorgio Agamben é uma celebridade de esquerda, se é que ainda existem filósofos célebres no mundo de Lady Gaga e Wesley Safadão.

Agamben no El País

O homem tem ideias originais e um texto cativante; há um excelente ensaio seu sobre o passado de Veneza na revista Serrote #6.

Mas a erudição é uma ferramenta invejável para alguém formular besteiras admiráveis. E a besteira dita com originalidade torna-se respeitabilíssima.

Pego na pilha de prints de leitura adiada uma entrevista ao Babelia do El País. Agamben critica a vigilância em cidades e aeroportos, ampliada na última década pela ameaça do terror.

Diz que estamos submetidos a um estado permanente de exceção e que o cidadão foi convertido em terrorista virtual.

Conversa boa num convescote acadêmico, sem o valor que a história ou a própria filosofia podem conferir à vida prática. Subjaz ao discurso, decerto, a culpa do ocidente pelos crimes cometidos em nome de Alá.

Por pior que estejamos, prefiro desfrutar de alguma sensação de segurança a viver com medo de ter meu avião derrubado a 30 mil pés.

Agamben valoriza, desde o mundo clássico, a ideia da felicidade e da vida boa, que ele contrapõe à ética do dever e à moral kantiana, estendida, como demonstra, à economia.

O homem é um ser em dívida, portanto dever é ser dominado pelo imperativo. Ter crédito na praça equivale a ter fé, poder de compra ou pecúlio para garantir a vida eterna.

Agamben conta a piada do professor israelense estudioso da fé, “pitis” em grego, que chegando Atenas e ao andar na rua lê numa placa “Banco de pisteos”. Banco da Fé? — ele se espanta, até entender que era um Banco de Crédito.

Aqui também a excitação intelectual é masturbatória. Uma ideia bonita que não passa do relativismo já velho de guerra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s