Uma lágrima vendo o “Globo Repórter”

ba-Ingrid Silva, Dance Theatre of Harlem by Scott Serio-01
Ingrid Silva no Dance Theatre of Harlem. Foto: Scott Serio, compartilhada publicamente

 

A reportagem, anunciada no final do Jornal Nacional, era de Renato Machado, o que me fez assistir ao Globo Repórter, ontem à noite, depois de muitos anos.

A intuição era boa. Machado e equipe fizeram um GR com texto impecável, boa edição, roteiro simples, informativo e bonito.

O elegante Machado não recairia nos apelos emotivos baratos e nas fórmulas milagreiras, ou na abordagem demagógica e ideológica que procurar dourar a pílula da vida em favelas, coisa comum em tantas atrações da Rede Globo. E não recaiu.

O programa mostrou o trabalho realizado pelo Instituto Baccarelli, que oferece formação musical a mais de mil jovens na comunidade de Heliópolis, em São Paulo, por uma escola de balé no morro da Mangueira, afilhada de Ana Botafogo, no Rio, e os frutos do festival de música internacional organizado em Trancoso, distrito de Porto Seguro, na Bahia.

O GR pretendeu e conseguiu apresentar uns poucos exemplos que comprovam uma verdade banal da vida, mas desmerecida com frequência.

O esforço pessoal, a busca pelo conhecimento e o estudo disciplinado podem transformar a vida de meninos e adolescentes pobres, todos negros, que, nesses casos, aproveitaram as oportunidades abertas nas iniciativas retratadas para expandir seus talentos.

Entre os personagens estava a bela trombonista Aline, que estudou no Baccarelli e atualmente vive na Suíça, onde ganha a vida como instrumentista e faz um mestrado.

Mas mesmo um coração siberiano iria se aquecer ao ver dançar um pouco a carioca Ingrid Silva, hoje no balé do Harlem. A moça é uma força da natureza e o autor deste jornal deitou-lhe una furtiva lacrima, penhorado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s