A noite em que o filósofo Francis Wolff cantarolou um samba de Ismael

Amizade

O ciclo de palestras de Adauto Novaes, este ano batizado Entre Dois Mundos – 30 Anos de Experiência do Pensamento, foi aberto em Belo Horizonte na última quinta-feira (1/9), no auditório do BDMG, pelo filósofo francês Francis Wolff. Lá estava, como havia anunciado neste JS.

Wolff, grande, de nariz adunco, hirsuta cabeleira prateada, deu uma aula rica e integral sobre a amizade, epigrafada, por assim dizer, por sua própria e longeva relação amical com Novaes, celebrada mais uma vez na noite belo-horizontina. O mestre não podia encobrir de todo o cansaço com a maratona de participações neste ciclo, no Rio, em São Paulo e Salvador, desde que desembarcara de Paris três dias antes.

Adauto é um homem de trato de mineiro cultivado, por excelência. Hoje anda com cabelos cinza, longos e rareados a cobrir-lhe a calva cobreada. Sérgio Augusto honra-lhe no Estadão deste sábado.

A palestra estabeleceu o terreno do problema moral e ético para erguer o edifício conceitual da amizade, fundado por Aristóteles, e distingui-la favoravelmente da paixão e do amor.

O que mais me tocou na conferência, pronunciada no português quase perfeito do professor, habituado ao Brasil há mais de 30 anos, foi sua citação de Ismael Silva, ao dizer a letra e até cantarolar uma passagem de Antonico.

O intelectual francês, professor emérito da distinta École Normale Supérieure me tocou duplamente. Antes, pela assonância cultural, ao homenagear um dos nossos grandes compositores, ao enfeitar uma ponte intelectual entre uma citação da Ética a Nicômaco e uma alusão à grande amizade entre Montaigne e Étienne de la Boétie, por sinal referida por Chico Buarque em Porque Era Ela, Porque Era Eu. Depois, pela melodia familiar, por recordar-me o irmão, tal como fizera aqui, há não tanto tempo assim.


Correção: o texto informava erroneamente, em sua primeira versão, a canção de Chico Buarque que alude à amizade entre Michel de Montaigne e Étienne de la Boétie. Ouça aí abaixo o Ismael. 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s