Facebook, democracia e história

goya-duelo-a-garrotazos
Duelo a Garrotazos (1820-1823), uma das Pinturas Negras de Goya, transplantadas de um mural da Quinta del Sordo, a casa de campo onde viveu o artista nas redondezas de Madrid, para a tela hoje exposta no Museu do Prado.

 

O voluntariado do formigueiro planetário desfila no bilionário calçadão virtual do capitalismo tecnológico. Não ganha um tostão, mas o que é o dinheiro diante de uma vitrine onde alguém pode compartir reflexos e refluxos com audiência Silicon Valley et Orbi, ainda que fantasiosa, e experimentar a sensação de que não se está só, de que tudo que diga, ganhe ou faça da própria vida é importante para alguém.

A praça pública do Facebook reúne todos os vícios da democracia e suas virtudes mais estreitas.

Os passeantes confortam-se em assentar juízos, mas não se batem por consensos ou clamam pela verdade.

Nas era das redes sociais vence o Brexit na Grã-Bretanha e perde a Paz duramente acordada na Colômbia (a Primavera Árabe o que era mesmo?), sob a força gravitacional do rancor.  Os últimos profetas do mundo como obra em progresso deveriam pedir o boné.

As instituições republicanas não são aperfeiçoadas, mas o estatuto universal da correção política e a impostura intelectual se mostram aptas para forçar os Poderes a celebrar as decisões precárias exigidas pelos coletivos do voluntariado. A verdade é que não damos a mínima para as gerações que vão nascer. Continuamos a estragar tudo, ao patinar no presente.

Mas as redes, isto sim, instilam desinformação, ampliam a ignorância, potencializam a burrice ativa e promovem a hegemonia mental de cérebros que operam ideologicamente em apenas dois circuitos neuronais.

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Facebook, democracia e história

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s