Bravo, “Piauí”! Afinal uma capa engraçada

capa-piauiComo disse aqui sobre a capa da revista de junho último, a Piauí mandou fazer um luminoso punhal para matar os golpistas da sala de jantar, e o público de rir, mas fracassou. O trabalho pautado pela redação à artista russa radicada na Califórnia Nadia Khuzina saiu choço e artisticamente  pobre.

Não é ideologia, não, bobinho, eu poderia dizer a um interlocutor lulo-dilmista incapaz de sair do looping neuronal da análise política instantânea como Miojo, é crítica cultural.

Que diferença a capa deste mês, entregue a Angeli!

A peça mostra a geladeira vermelha de um militante de esquerda “da hora” encimada pelo pinguim com a boina de Che Guevara — o mascote da publicação brasileira, diga-se de passagem, que se humilha retoricamente, com desfaçatez, como mídia “terceiro-mundista” diante do esnobe Eustace Tilley da The New Yorker, a revista americana que lhe serve de modelo.

O resultado é hilario, puro Humor.

Os imãs pregados na geladeira —que poderia ter saído da instalação Desvio para o Vermelho, de Cildo Meirele, no Inhotim—, celebram Obama, os 7 x 1 da Alemanha contra o Brasil em 2014, Edward Snowden, o Wikileaks, o MST e um Fora Temer cheio de contas penduradas, a mostrar, quem sabe, que o dono do refrigerador é um bom brasileiro que não foi poupado da recessão e do desemprego, o que, claro, seria uma contradição em termos, dado o perfil médio do militante típico das manifestações a favor do governo.

Os imãs também tascam a Lava Jato, um tucano de bico quebrado e um FHC danificado que parece anúncio de Bombril, enfim, um mixórdia ideológica que ilustra com verdadeiro humor, verve e elegância nossos dias confusos, cheios de som e fúria significando apenas que vamos, como povo, muito mal das pernas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s