Santinho para Alfredo (2)

Santinho 2

Alfredo ria como ele só de Partido alto, o samba de Chico Buarque de 1972.

Acendia um Capri e cantarolava de olhos fechados a estrofe do verso “Pra correr atrás de bola e fugir da polícia”.

Dizia que ali era droga em vez de bola e isso era coisa da censura.

Alfredo passava perto.

As palavras vetadas pelos homi foram brasileiro, que virou batuqueiro, e titica, convertida em coisica, ainda não sabíamos.

Eis a risada larga de Fred, morto há dois anos neste domingo de Páscoa.

Eis o Fred, partido alto que era.


O vídeo do MPB4 com versão original vai abaixo. 

Veja também o primeiro Santinho para Alfredo.

Partido alto tem uma pouco conhecida versão francesa, Qui C’est Celui là?. Pode ser ouvida aqui.


Partido Alto

Chico Buarque/1972
Para o filme Quando o carnaval chegar de Cacá Diegues

Diz que deu, diz que dá
Diz que Deus dará
Não vou duvidar, ô nega
E se Deus não dá
Como é que vai ficar, ô nega
Diz que Deus diz que dá
E se Deus negar, ô nega
Eu vou me indignar e chega
Deus dará, Deus dará

Deus é um cara gozador, adora brincadeira
Pois pra me jogar no mundo, tinha o mundo inteiro
Mas achou muito engraçado me botar cabreiro
Na barriga da miséria, nasci batuqueiro (brasileiro)*
Eu sou do Rio de Janeiro

Jesus Cristo inda me paga, um dia inda me explica
Como é que pôs no mundo esta pobre coisica (pouca titica)*
Vou correr o mundo afora, dar uma canjica
Que é pra ver se alguém se embala ao ronco da cuíca
E aquele abraço pra quem fica

Deus me fez um cara fraco, desdentado e feio
Pele e osso simplesmente, quase sem recheio
Mas se alguém me desafia e bota a mãe no meio
Dou pernada a três por quatro e nem me despenteio
Que eu já tô de saco cheio

Deus me deu mão de veludo pra fazer carícia
Deus me deu muitas saudades e muita preguiça
Deus me deu perna comprida e muita malícia
Pra correr atrás de bola e fugir da polícia
Um dia ainda sou notícia

(*) Palavras vetadas pela censura. 


 

Deixe um comentário

