sobre o autor e o blog

A viagem e o inédito Livro de Viagem — Estratégias, dicas e vivências de um turista literário e cultural são a terceira via deste jornal, inaugurado com o propósito de divulgar a primeira coletânea de poemas do autor.

No outono de 2016, no calor do embate político no país, o espaço passou a chamar-se Jornal do Siúves.

Viagens, crítica cultural, jornalismo e alguma poesia são hoje a razão de ser do blog, ainda que de maneira infrequente.

***

Antônio Siúves é jornalista há 30 anos, com atuação em reportagem e edição de ciência, educação e cultura — área na qual se desdobrou como crítico e cronista.

É também poeta e escritor. Publicou Moral das Horas e Outros Poemas (Manduruvá Edições Especiais, 2013) e a coletânea 21 Poemas (2016), exclusivamente neste veículo.

Ralou nos jornais Diário de Minas (1986-1988), DM (1989), Hoje em Dia (1991-1996) e O Tempo (1996-2006).

Ajudou a planejar editorias e definir coberturas inovadoras; escreveu dezenas de reportagens, umas três centenas de crônicas e editou mais de cinco mil páginas, mormente culturais.

Siúves começou a labutar cedo, inclusive como técnico em química, egresso da saudosa Escola Técnica Federal de Minas Gerais (CEFET), antes de bandear-se para o jornalismo cursando a PUC Minas, à época Universidade Católica de Minas Gerais.

***

O jornal nasceu para registrar a trajetória do Quem Escreve nunca Alcança, coletânea então inédita de poemas.

Em 2010, Fabrício Marques publicou no Suplemento Literário uma seleção dos originais.

Em 30  novembro de 2013, afinal, os poemas que pelejavam por vir à luz — enfeixados na versão atualizada Moral das Horas — são lançados em sessão de autógrafos na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, na praça da Liberdade, em Belo Horizonte, numa manhã úmida e calorosa.

O livro sai pelas graças do escritor e editor Roberto Mendonça e sua Manduruvá Edições Especiais.

 

 

Anúncios

3 comentários em “sobre o autor e o blog

  1. Olá Antônio Siúves,

    Meu nome é Thalita Novo e sou coordenadora de redes no Instituto Millenium – IM http://www.imil.org.br/. O Instituto Millenium é uma organização sem fins lucrativos, sem vinculação político-partidária, que promove valores fundamentais para a prosperidade e o desenvolvimento da sociedade brasileira. Lutamos pela defesa da Democracia, da Liberdade, da Economia de Mercado e do Estado de Direito, em suma, por um Brasil mais próspero e livre.

    Apreciamos o trabalho do seu Blog e estamos muito interessados em promover uma parceria com troca de links entre nossos blogs, para assim intensificarmos nossas redes. Ficaríamos muito honrados se aceitasse nosso convite!

    Aguardo seu contato,

    Atenciosamente,

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s